MIMO Festival

Maior festival gratuito de música do Brasil, o MIMO Festival é realizado anualmente desde 2004. Sempre intrinsecamente associado ao patrimônio, à cultura e à educação, todas as atividades acontecem em cidades com forte valor histórico e reconhecidas mundialmente pela preservação de seus patrimônios culturais como Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ), Tiradentes, Ouro Preto (MG), João Pessoa (PB).

Crescendo a cada edição, ao longo de 14 anos, o MIMO Festival reuniu mais de um milhão de espectadores, em 344 shows gratuitos, com mais de 3.300 músicos, e 800 horas de música ao vivo, com apresentações de grandes nomes da música nacional e internacional como Herbie Hancock,  Chick Corea, Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Pat Metheny, Ron Carter, Tom Zé e VieuxFarkaTouré. 

Em 2016, o MIMO concretizou seu processo de expansão internacional, chegando à Europa. A cidade de Amarante, em Portugal, já recebeu duas edições do festival e teve um público recorde de 60 mil pessoas. No início de 2017, o festival foi o parceiro oficial do Celtic Connections, em Glasgow, na Escócia, e levou a cidade artistas que melhor representam o Brasil na atualidade: Baby do Brasil, Roberta Sá, Yamandu Costa, Renata Rosa, Carlos Malta & Pife Muderno e Hamilton de Holanda & O Baile do Almeidinha.

Em 2017, o MIMO chega ao 14º ano consecutivo, com uma programação cada vez mais livre e abrangente, reunindo artistas de diversas nacionalidades em cidades históricas, como Paraty (6 a 8 de outubro), Rio de Janeiro (10 a 12 de novembro) e Olinda (17 a 19 de novembro). 

Comemorando 16 anos e 50ª edição, o MIMO Festival 2019 aconteceu no Rio de Janeiro e pela primeira vez em São Paulo. Com destaque para o protagonismo feminino e a música negra, as capitais paulista e carioca receberam cerca de 80 atividades durante seis dias no final de novembro, em locais históricos e culturais das cidades, e atrações como Amadou & Mariam, Xênia França, Noura Mint Seymali, entre outros. Foram 110 mil pessoas reafirmando a pluralidade e ocupando espaços como a Praça das Artes, o Theatro Municipal de São Paulo, e o Mosteiro de São Bento, além da Fundição Progresso e o Museu da República, no Rio de Janeiro. Além disso, o Festival MIMO de Cinema celebrou 26 produções inéditas que possuem a música como tema central, no Centro Cultural São Paulo (SP) e no Cine Odeon (RJ).

Idealizado pela produtora Lu Araújo, que assina a curadoria artística e a direção geral, o MIMO tem como sócios o empresário Luiz Calainho e a Musickeria, A MNiemeyer assina toda a comunicação nacional para a imprensa do MIMO Festival desde 2009. 

  • mniemeyerassessoria
  • MNiemeyer
  • LinkedIn - White Circle

Av. Evandro Lins e Silva 840,  sala 1019 - Office Tower

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

CEP 22631-470

Tel: 55 21 2178 2103 e 2178 2104

contato@mniemeyer.com.br