Benfeitoria

No dia 28 de abril de 2011, um casal que vivia sob o ritmo corporativo das multinacionais decidiu apostar em um sonho, um sonho coletivo. Murilo Farah e Tatiana Leite criaram, então, a Benfeitoria, que se tornaria uma das maiores e mais completas plataformas de financiamento coletivo do país. Uma década depois, o movimento começa a se naturalizar no dia a dia do brasileiro, principalmente com a urgência de diversas causas no durante e pós-pandemia. Desde a sua fundação, mais de 8.000 campanhas foram viabilizadas por mais de 500 mil benfeitores, que superaram os R$135 milhões em doações, sendo R$81 milhões arrecadados só no pandêmico ano de 2020, através de 220 mil pessoas, promovendo 4363 projetos. 

E foi justamente em seu ano mais representativo, um marco na história do crowdfunding no país, que completa 10 anos em 2021, que a Benfeitoria decidiu criar a primeira premiação do setor, para honrar o caminho percorrido até aqui e incentivar a mobilização em rede na sociedade e empresas. Dez iniciativas inspiradoras levaram para casa um troféu, mas, mais do que isso, o reconhecimento de seus esforços em prol de algo maior.

Única do mundo a não cobrar comissão fixa, deixando a escolha de cada campanha, a plataforma cuida de cada uma delas, do esboço dos projetos junto aos administradores às entregas e prestação de cotas com os benfeitores, como são chamadas as pessoas que apoiam as causas cadastradas em sua rede. O resultado deste trabalho focado e com propósito são campanhas bem sucedidas, transformando realidades de pessoas, comunidades e movimentos.